segunda-feira, 24 de maio de 2010

Professora Olindinense cria panfleto informativo sobre Meio Ambiente para distribuir para população.

A professora Diovesse Neves, desenvolve projeto com seus alunos do Instituto Criativa para distribuir panfletos informativos sobre preservação do meio ambiente.

A atividade extra classe tem como finalidade deixar os cidadões Olindinenses informados sobre desmatamento, como reduzir emissões de gases na atmosfera, entre outros conteúdos de muita importação para a população em geral.
Abaixo você leitor pode conferir o conteúdo do panfleto informativo!
Você ainda pode mudar o mundo...

REPLANTE – REDUZA – REUSE – RECICLE – REPENSE

93% da Mata Atlântica já foram destruídas. O desmatamento é o segundo maior motivo do aquecimento global. O corte ilegal das árvores e a ocupação desordenada estão destruindo a floresta, com um efeito devastador sobre a qualidade de vida de todo planeta.

Você sabia que o programa Ambiental da ONU (organização das Nações Unidas) está com a Campanha chamada “Bilhão de árvores, essa iniciativa é uma simples contribuição para um mundo mais verde.



1. Replante: plante uma árvore, se cada habitante do planeta plantar pelo menos uma árvore será possível reflorestar, na região da Mata Atlântica, uma área equivalente a um pequeno país, o que irá colaborar para reduzir os efeitos do aquecimento global.

2. Reduza: reduza o uso de carro em apenas 3,2 quilômetros por mês é possível economizar mais 1,1 bilhão de litros de gasolina por ano.

3. Reuse: no bebedouro troque os copos descartáveis pela sua própria garrafa de água; use sacolas ecológicas e reutilize sacolas. Se cada pessoas usar uma sacola plástica a menos por semana, cerca de 227 milhões de litros de petróleo usados no processo de produção serão economizados.

4. Recicle: recicle itens de vidro, metal e papel sempre que possível. Se cada pessoa no mundo reciclar duas revistas por ano, os aterros sanitários deixaram de receber 127 mil toneladas de papel.

5. Repense: pense sobre como economizar energia facilmente, use lâmpadas econômicas, apague as luzes e tire a tomada de aparelhos sem uso. Se cada pessoa do planeta tirar da tomada o carregador de celular fora do uso, 63 mil toneladas de CO² deixaram emitidos na atmosfera, o que equivale a tirar mais de 11 mil carros das estradas por um ano inteiro.

Estas são pequenas dicas para usar sempre. Lembre-se desses “cinco” passos simples durante a rotina diária. Use sua criatividade para reduzir, reusar, reciclar, repensar e replantar.

 
Iniciativa assim devem ser copiadas e aplicadas, só assim podemos salvar o planeta da destuição!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Organizações preparam cartilha para que educadores estimulem jovens a preservar o meio ambiente.

Três organizações não governamentais preparam o lançamento da cartilha Investigando a Biodiversidade: Guia de Apoio aos Educadores do Brasil. O objetivo é fazer com que os educadores consigam estimular os alunos para a preservação e conservação da biodiversidade a partir de sugestões didáticas e lúdicas. O guia é voltado para adolescentes de 11 a 14 anos. Mas, segundo os responsáveis, as atividades podem ser adaptadas para grupos de crianças e até adultos.

As entidades envolvidas são a WWF-Brasil, a Conservação Internacional e o Instituto Supereco. No Brasil desde 1996, a WWF é ligada à entidade internacional de mesmo nome presente em 100 países. Criada em 1987, a Conservação Ambiental está presente no Brasil e em mais 43 países. A brasileira Supereco foi criada em 1994 e desenvolve programas educativos, sociais e culturais na área de meio ambiente especialmente da Mata Atlântica.

A cartilha é uma adaptação brasileira para o material Exploring Biodiversity, publicação conjunta da Conservação Internacional e do WWF. O lançamento faz parte das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade e do Dia Internacional da Biodiversidade comemorado no próximo sábado (22).

O guia para os educadores estará disponível a partir de amanhã (18) nos sites da Conservação Internacional (www.conservacao.org), Instituto Supereco (www.supereco.org.br) e WWF-Brasil (www.wwf.org.br).

O material, com 133 páginas, reúne textos e atividades práticas. O enfoque é a realidade brasileira. O guia estimula os estudantes a investigar, analisar e reconhecer a importância da biodiversidade, observando os serviços ambientais existentes e as espécies ameaçadas de extinção.



fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/05/17/organizacoes-preparam-cartilha-para-que-educadores-estimulem-jovens-a-preservar-o-meio-ambiente.jhtm

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Projeto de revitalização no Povoado da Trindade, município de Cícero Dantas.

A diretora-presidente da ONG 4ª Geração, Jamille Ferreira de Santana, visualizando a necessidade da população do povoado da trindade, e que nós como orgão preocupado com a sociedade, decimos lançar o projeto de revitalizar um tanque existente no povoado da Trindade, municípiode Cícero Dantas.

Esse projeto tem como objetivo geral, implantar coletores de lixo próximo ao tanque, para que as pessoas comecem a jogar o lixo no lugar correto e dessa maneira dar um destino correto ao lixo que anteriormente era jogado nas aguas tornando-as improprias.


O nosso projeto também tem como foco implementar a educação ambiental nas escolas do povoado, demonstrando a importâcia da água para a população e os benefícios que esse projeto trará para a população em geral.

Com isso pretendemos contar com o apoio do Poder Executivo, Legislativo do município, além do Ministério Publico, para que o mais rápido possível possamos implementar o projeto no povoado e melhorar a qualidade de vida da população.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Petróleo faz com que aves deixem de voar e de mergulhar

As aves aquáticas estão entre as principais vítimas de desastres ambientais como o do Golfo do México. Os primeiros animais com o corpo coberto de óleo do vazamento da plataforma Deepwater Horizon foram achados na costa da Lousiana. O simples peso do óleo sobre as penas muitas vezes as impede de voar ou de nadar.





“As aves marinhas possuem um óleo natural que cobre o corpo e as possibilita de mergulhar no mar sem afundar”, explica Leandra Golçalves, coordenadora da campanha de oceanos do grupo ambiental Greenpeace. O pelicano pardo, a garça branca-avermelhada e o pato da Flórida estão entre as espécies em risco.

O filme que envolve os animais também altera seu equilíbrio térmico, e eles podem morrer de frio ou de calor, dependendo da estação. Isso não acontece apenas com as aves, mas também com mamíferos como baleias, golfinhos e leões marinhos. Para piorar, a ingestão do combustível derramado na água gera intoxicações graves nos animais.

Entre as espécies ameaçadas no acidente estão as tartarugas marinhas, a baleia cachalote e o atum azul - o Golfo do México é o único local de reprodução dos peixes dessa espécie que vivem no Atlântico.

De acordo com o International Tanker Owners Pollution Federation Limited (ITOPF), grupo especializado em desastres ambientais, o plâncton, do qual se alimentam diversos seres aquáticos, é claramente contaminado pelo petróleo em pesquisas laboratoriais. Entretanto, esses organismos são difíceis de serem estudados em seu próprio habitat, o que torna difícil mensurar os danos.

A coordenadora do Greenpeace lembra que o acidente não poderia ter ocorrido em momento pior. O mês de abril é temporada de reprodução de peixes, pássaros, tartarugas e outras criaturas marinhas no local. Por instinto, os bichos tendem a se assentar e, com isso, não conseguem fugir a tempo de se salvar. Segundo afirmam pesquisadores, 90% de todas as espécies marinhas do Golfo do México fazem uso das regiões costeiras e dos estuários do Rio Mississipi ao menos uma vez na vida para reprodução.


fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/04/30/cobertura-de-petroleo-impede-aves-de-voar-e-de-mergulhar.jhtm