terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ciea discute transversalidade para o programa Estadual de Educação Ambiental

Integrantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia (Ciea) se reúnem nesta quinta-feira (18), a partir das 9h, para discutir um dos eixos estruturantes do Programa de Educação Ambiental do Estado (Pea/Ba) – a transversalização. O evento, que será realizado no auditório do Hotel Vila Velha, no Corredor da Vitória, contará com a presença de representantes do poder público, universidades, Ongs, sociedade civil e setor produtivo. 
O diretor de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Ângelo Oliva, explica que o Programa de Educação Ambiental Pea-Ba apresenta quatro eixos estruturantes, entre eles a territorialidade, comunicação, transversalidade e avaliação. “Neste momento vamos nos debruçar sobre a transversalidade, buscando consolidar as sugestões para que o objetivo seja alcançado”, pontua.
 Como metodologia do encontro será realizada uma oficina, que visa recolher dos membros dos colegiados, sugestões para que a transversalização seja efetivada. Como facilitador do trabalho, o pesquisador, professor de Educação e Psicosociologia de Comunidades e Ecologia Social da UFRJ, Frederico Loureiro.
A coordenadora da secretaria executiva da Ciea, Soraya Midlej, explica que a discussão sobre a transversalização ultrapassa a ideia de ter um grupo de educação ambiental nos órgãos. Além disso, busca trazer o cidadão para a esfera de tomada de decisões. “O que se propõe é construir um acordo de como fazer a educação ambiental em conjunto e de forma coordenada”, destaca. 
Ângelo acrescenta que o assunto será retomado na próxima reunião da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia, que será realizada nos dias 2 e 3 de dezembro. Na ocasião serão encerradas as questões a cerca deste tema e propostos os encaminhamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário